Notícias e Avisos
30/05/2011 - CERTIFICADOS DO II SENALCE JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
Informamos aos participantes do II SENALCE que os certificados impressos já estão à disposição na secretaria do ILA - Instituto de Letras e Artes - (prédio próximo ao CAIC-Furg). Horário de funcionamento da secretaria do ILA: MANHÃ: DAS 8H30MIN ÀS 11H30MIN TARDE: DAS 14H ÀS 17H NOITE: DAS18H ÀS 20H30MIN Atenciosamente, Comissão Organizadora do II SENALCE
03/03/2011 - ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA
OS BEBÊS ENTRE
ELES: SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (Rachel Freitas Pereira)
BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES SOCIAIS: DESVENDANDO A CRIANÇA E SEUS MODOS DE SER NA
CULTURA (Alana Soares Albuquerque,Susana Inês Molon, Vanesaa Soares de Castro,
Patrícia Warnke de Alvarenga e Priscila de Araújo Menezes)
RELAÇÕES E VIVÊNCIAS: RELATOS DE PERTENCIMENTO (Michelle Coelho Salort e Sheyla
Costa Rodrigues)
A COBRA FUMOU... DE NOVO! UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIA ORAL NO ENSINO
FUNDAMENTAL(Laisa dos Santos Nogueira)
ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A INTERVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA VIDA ESCOLAR PARA A
CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (Juliana Saraçol Sassi, Cristiane
Costa Gobbi, Marla Piumbini Rocha)
O JOGO NA PRÉ-ESCOLA: TRILHANDO UMA PRÁTICA AMBIENTAL (Eduarda de Mello
Porciúncula, Eleonora das Neves Simões, Flávia de Souza Leal)
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA INFÂNCIA: RESGATANDO O HISTÓRICO SOBRE A
QUESTÃO DOS GÊNEROS (Greice Lopes)
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO FAZER PEDAGÓGICO DO PRIMEIRO ANO (Patrícia Warnke de
Alvarenga,Susana Inês Molon,Vanessa Soares de Castro, Samanta Costa Calcagno)
O MOVIMENTO
DE EDUCAÇÃO POPULAR NO PAIETS: SABERES, DESAFIOS E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
(Neusiane Chaves de Souza, Daniele Simões Borges, Vilmar Alves Pereira )
AS NARRATIVAS FÍLMICAS COMO FERRAMENTAS DE “ENSINO” SOBRE QUESTÕES INDÍGENAS
(Maria Helena Rodrigues Paes)
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO
FORMADORA DO SENTIDO ESTÉTICO (Vanessa Soares de Castro, Susana Inês Molon, Patrícia Warnke de
Alvaranga)
UM ESTUDO SOBRE METÁFORAS ATRIBUÍDAS À MULHER NA CULTURA BRASILEIRA (Ediliane
Araújo)
AS RELAÇÕES FAMILIARES CONSTITUIDAS A PARTIR DO
AMBIENTE DIGITAL (Rosana Torma Miranda Cabral)
CASAMENTO OU NAMORAMENTO? O SUJEITO E AS UNIÕES NA CONTEMPORANEIDADE (Patrícia
Nunes Viana Vargas)
CONFLITOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA DIANTE DOS DESAFIOS DA
CONTEMPORANEIDADE (Elenice Maria Larroza Andersen)
LUGAR(ES) DE PASSAGEM: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (Jenice Tasqueto
de Mello)
O QUE A UNIVERSIDADE ENUNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLA CIDADE DO RIO GRANDE NO JORNAL DA FURG (Andréia
Alves Pires)
A POLIFONIA NA REPORTAGEM: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO (Kelli da Rosa Ribeiro)
“COMO SER MULHER” NO ALVORECER DO SÉCULO XX EM PELOTAS: A VEICULAÇÃO DE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO PERIÓDICO DIARIO POPULAR (1909-1920) (Rita
de Cássia Grecco dos Santos,Rita Melânia Webler Brand, Letícia Schneider Ferrari)
COMPREENDENDO OUTRAS POSSÍVEIS PRODUÇÕES DAS INFÂNCIAS E DAS DOCÊNCIAS: CYBER-INFANTES E COMPORTAMENTO MULTITASKING (Rejane Rosaria Grecco dos Santos, Rita de Cássia Grecco dos Santos, Rita Melânia Webler Brand, Maristani Polidori Zamperetti)
A ATIVIDADE DE PESQUISA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA (Daniele Rosa Monteiro)
CURRÍCULO: UM REPENSAR SEMPRE NECESSÁRIO (Alessandra Rodrigues Lobo)
NUME:NOVAS DIRETRIZES, NOVOS RUMOS MUSEOLÓGICOS (Vanessa Barrozo Teixeira,
Janice Salomão Hias)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL PARA O PROCESSO
ENSINO-APRENDIZAGEM (Rita de Cássia dos Santos)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS: APERFEIÇOAMENTO EM EJA NA MODALIDADE
EAD (Helenara Plaszewski Facin, Mitizi Gomes)
PERSPECTIVAS DOCENTES MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS (Arice Cardoso Tavares,
Marília Dias Treicha)
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE HISTÓRIAS DE VIDA
(Mateus Pavei Luciano, Susana Inês Molon, Filipe Ferreira de Pinho, Carlos
Tiago Calero Matheus)
ENTRE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS: O TRATAMENTO TÉCNICO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS
ATRAVÉS DE SOFTWARES PARA INFORMATIZAÇÃO (Magali Martins Aquino)
REGISTRO AUDIOVISUAL DE OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Ricardo Henrique Ayres
Alves)
AS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NAS RODAS DE FORMAÇÃO (Aline Machado Dorneles,
Maria do Carmo Galiazzi)
HORTA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO DE ENSINO (Marcelo da Rocha Nunes, Darlan Adolfo
Trindade, Vinícius Dias BorgesValmor, Vinícius Araujo Vaz, Paula Dutra Cardoso,
Maria Ângela Martins Teixeira, Ioni Gonçalves Colares, Cristina Maria Loyola
Zardo)
PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE CONCEITOS, PRÁTICAS E CONTEMPORANEIDADE
(Lisiane Costa Claro, Hardalla Santos do Valle)
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO PEDAGOGO EM FORMAÇÃO PELO SISTEMA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (Priscila Milano Corrêa, Rosely Diniz da Silva
Machado)
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO TEXTUAL
NUMA ESCOLA RIO-GRANDINA (Marcia Glaci da Silva Bueno, Angela Cleci Bueno Rizzo, Rosely Diniz da Silva Machado)
ENSINO DA CALIGRAFIA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS DOS DISCURSOS EM MANUAIS DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORAS (1930-1960) (Patrícia Machado Vieira)
O TEXTO COMO FERRAMENTA DE ESTUDO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LÍNGUA
PORTUGUESA (Daniela Bortoli Tomasi)
MARGE, JANE,
VILMA E VELMA: IDENTIDADES FEMININAS REPRESENTADAS NA PUBLICIDADE (Katiúscia
Rodrigues de Campos)
POSSIBILIDADES
FORMATIVAS DA ESCRITA NARRATIVA : NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS E DA FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORAS (Tania Tuchtenhagen Clarindo)
MÍDIA NO MURO: EDUCAÇÃO,
ARTE E CULTURA ATRAVÉS DO GRAFITI. (Altemir Viana)
IDENTIDADE SURDA E TRÊS ECOLOGIAS: APROXIMAÇÕES SUBJETIVAS, LINGÜÍSTICAS E
CULTURAIS (Cristiane Lima Terra e Elisabeth Brandão Schmidt)
ANÁLISE DO DISCURSO MISSIONEIRO, ATRAVÉS DA OBRA A CIDADE DOS
PADRES, NA VISÃO DA LITERATURA E DA HISTÓRIA, COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
(José Roberto de Lima Dias)
05/10/2010 - Exposição Fotográfica: Washington Ferreira
N Á U F R A G O S Exposição Fotográfica - Wa Ching
FURG – Rio Grande – RS (Outubro / 2010). A costa meridional do Rio Grande do Sul estende-se por aproximadamente 220 quilômetros de praias oceânicas abertas, delimitada pelas barras do Estuário da Lagoa dos Patos e do Arroio Chuí (na linha de fronteira entre Brasil e Uruguai).
A região encontra-se exposta a severas condições oceanográfico-atmosféricas, com freqüente ocorrência de frentes frias e temporais, o que muitas vezes determina o encalhe e/ou naufrágio de embarcações.
Os vestígios remanescentes destes naufrágios tendem a ser devolvidos às praias, sendo progressivamente soterrados pelas areias, transportadas pelos ventos dominantes de sudoeste e nordeste.
Propõe-se um processo de “arqueologia visual” destes vestígios, através da documentação fotográfica dos mesmos, e a manipulação eletrônica dos registros originais, para realçar, redefinir e transpor as características estruturais, texturais, pictóricas e composicionais destas embarcações soçobradas, bem como os efeitos gerados nas mesmas pela ação ambiental (do mar e dos ventos) e pela atuação antrópica.
02/10/2010 - Release MEMÓRIA IN VITRO
Memória in Vitro é um projeto de recuperação e preservação de um conjunto de 236 negativos de vidro. O referido lote é um documento oficial dos registros das ações desenvolvimentistas promovidas pelo setor responsável pela navegação na região – iniciadas no final da primeira metade do século XIX e finalizadas nas primeiras décadas do séc. XX – sobre o espaço geográfico litorâneo da cidade do Rio Grande, e que foram executadas com vistas à adequação desse espaço à navegação e à sobrevivência. Memória in Vitro é um projeto em andamento. Ele foi iniciado no ano de 1996, e na sua primeira edição, teve como objetivos desenvolver a médio e longo prazo os procedimentos indicados de higienização, recuperação, inventário, catalogação, indexação, acondicionamento dos originais, reprodução e publicação de documento com o material do acervo. A exposição apresentada é uma mostra parcial do material recuperado.
02/10/2010 - Lançamento de livros: noite de 7 de outubro (hall do CIDEC)
1) Pioneiros da Fotografia em Rio Grande é um projeto de levantamento de dados, em documentos informativos da Biblioteca Municipal Riograndense, das primeiras práticas fotográficas na cidade do Rio Grande circunscritas no período comprendido entre 1845 e 1900. Tem como propósito específico dar início à escritura da história da fotografia na cidade do Rio Grande, em um âmbito geral, resgatar uma parte importante dos fazeres humanos nesta comunidade. O catálogo ora publicado é o resultado parcial da pesquisa e contêm dados contextualizadores da mesma, localização das fontes bibliográficas nos documentos originais, com breves comentários sobre sua condição e importância, listagem dos fotógrafos localizados durante a investigação, reproduções de fotografias de fotógrafos do período pesquisado (com indicação do nome do autor, data e, sempre que possível, dados técnicos sobre o processo fotográfico utilizado pelos fotógrafos) e outros dados imagéticos tais como publicidades referentes a prática fotográfica (fotos de estúdios de fotógrafos, fotos de cartazes etc.). A elaboração, impressão e distribuibição do catálogo atende aos objetivos dos pesquisadores de retornar à comunidade os resultados conquistados através de um documento capaz de ser referência e fonte de consulta a comunidade em geral e a outros pesquisadores. 2) BULHÕES, M. A. & KERN, M.L.B. (Org.) . Paisagem: Desdobramentos e Perspectivas Contemporâneas. 1a. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. v. 1. 304 p. O livro Paisagem: Desdobramentos e Perspectivas Contemporâneas analisa múltiplas modalidades de paisagem nas artes visuais, a partir de estudos que enfocam conceitos, técnicas e propostas, na sua historicidade, dos primórdios da modernidade à contemporaneidade. Nas diferentes abordagens, interrogam-se as modalidades de tratar as relações do sujeito e das culturas com o entorno, colocando em questão as criações artísticas, examinando as produções e problematizando as construções de registro e diálogo com a natureza. Desdobramentos Conceituais - A Paisagem em Perspectiva Histórica - Poéticas da Paisagem - Poéticas Digitais da Paisagem. Autores: Alexandra Kennedy-Troya - André Parente - Claudia Paim - Cláudia Valladão de Mattos - Glória Ferreira - Iliana Hernández Garcia - Javier Maderuelo - Maria Amélia Bulhões - Maria Angélica Melendi - Maria Lúcia Bastos Kern - Rodrigo Gutièrrez Viñuales - Sandra Rey - Ulises Ferretti - Vinicius Oliveira Godoy. 3) MACHADO, R. D. da S. & MALATÉR, L. S. de O. Linguagem, Cultura e Educação: uma teia de discursos sobre leitura e ensino. 1a. ed. Porto Alegre, RS: Gráfica da UFRGS, 2010. 188 p. Textos/Autores: QUESTIONANDO FRONTEIRAS: discurso e interdisciplinaridade Susana Bornéo Funck |
| LER, ESCREVER, PENSAR: história da leitura em movimento Claudio Omar Iahnke Nunes | | ESTUDOS SOBRE O TEXTO, O LIVRO E A LEITURA: contribuições teórico-metodológicas da história da leitura a partir do enfoque de Roger Chartier Renata Braz Gonçalves | | A TRADUÇÃO E OS LEITORES: de como as literaturas estrangeiras entram em um sistema literário Mitizi Gomes | | SER PROFESSOR: o enraizamento temporal Hilário Inacio Bohn Luciana Iost Vinhas | | PROFESSORAS EM CONSTRUÇÃO: reescrevendo nossas histórias e trajetórias Carla Lynn Reichmann Luciani Salcedo de Oliveira Malatér Maria Elizabeth da Costa Gama | | HISTÓRIAS DE SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: o conhecimento pedagógico em questão Rosely Perez Xavier | | AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NA ESCOLA: desafios e perspectivas Derocina Alves Campos Sosa | ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: às voltas com a gramática Márcia Dresch | | UMA PRÁTICA DE LEITURA A PARTIR DA POLIFONIA BAKHTINIANA Gesualda dos Santos Rasia | | SINTAXE E DISCURSO: uma prática de leitura Rosely Diniz da Silva Machado |
26/09/2010 - Vídeo Registro
Durante o II SENALCE, o acadêmico do Curso de Especialização em 'Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola' e arte-educador FELIPE SOARES DO NASCIMENTO elaborará 'Vídeo Registro' do evento.
15/09/2010 - Exposição permanente da Artista Plástica Evanoli Resende Corrêa
06/09/2010 - Prorrogação: Submissão de trabalhos
- Data limite (prorrogada) para envio de resumos de trabalhos: 13/09 até 23h59min
03/09/2010 - Projeto Memória In Vitro
Exposição permanente no II SENALCE: FICHA TÉCNICA PROJETO MEMÓRIA IN VITRO – Etapa 1997 COORDENADORAS: PROFESSORA DOUTORA TERESA LENZI – FURG PROFESSORA MESTRE ROSANA MADRUGA TELLES EQUIPE DE TRABALHO: CLÁUDIA BRANDÃO CLEDI TELES ORANDI DOS SANTOS TRABALHO DE REPRODUÇÃO DOS NEGATIVOS: PROFESSORA DOUTORA TERESA LENZI – FURG SELEÇÃO DE IMAGENS: PROFESSORA DOUTORA TERESA LENZI – FURG CONSERVADORA DE ARTEFATOS MARISA BEAL (FOTOTECA MUNICIPAL RICARDO GIOVANNINI) TEXTOS: PROFESSORA DOUTORA TERESA LENZI – FURG PROFESSORA MESTRE ROSANA MADRUGA TELLES CURADORIA / MONTAGEM: CONSERVADORA DE ARTEFATOS MARISA BEAL (FOTOTECA MUNICIPAL RICARDO GIOVANNINI) INSTITUIÇÕES COLABORADORAS: FOTOTECA MUNICIPAL RICARDO GIOVANNINI MUSEU DA CIDADE DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG GRUPO DE PESQUISA: NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ATABAQUE/ICHI/PROPESP PROINFA/SAMC
03/09/2010 - Investimento: DATAS
Investimento Até 10 de setembro de 2010: - Estudantes de graduação e pós-graduação: R$ 30,00 - Professores e demais interessados: R$ 45,00
Após 10 de setembro de 2010: - Estudantes de graduação e pós-graduação: R$ 45,00 - Professores e demais interessados: R$ 60,00
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