Instituto de Letras e Artes - FURG
 
 

Palestrantes e Convidados

Prof. Dr. Alberto D'Avila Coelho - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense/IFSul

Doutor em Artes Visuais

 

Profa. Dra. Ana Paula de Araújo Cunha - IFSul

Possui curso de Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Português/Inglês, pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado e Doutorado em Letras (Lingüística Aplicada), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de cursos de aperfeiçoamento no International English Institute (Nashville- Tennessee), e no Institute for Training and Development (Amherst-Massachussetts), nos Estados Unidos. Atualmente, é professora de ESP dos Cursos Superiores de Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense/IFSul, também atuando como docente e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens Verbo-Visuais e suas Tecnologias. Paralelamente, exerce a função de gestora acadêmica do Curso de Pós-Graduação a Distância em Educação, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/UAB-IFSUL. É líder do grupo de pesquisa Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Aquisição da Linguagem, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, feedback corretivo, crenças, interação, identidade docente e formação de professores. Participa, ainda, de projetos nas áreas de Educação de Jovens e Adultos, EaD e Educação Ambiental.

 

Profa. Dra. Carmem Gessilda Burgert Schiavon - FURG

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é professora Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como docente nos Cursos de História e Arquivologia, sendo coordenadora deste último e do Centro de Documentação Histórica Professor Hugo Alberto Pereira Alves (CDH-FURG). Tem experiência na área de História e Patrimônio, com ênfase na História do Brasil atuando, principalmente, nos seguintes temas: história; memória; patrimônio; acervos; estado novo; relações luso-brasileiras; imprensa; escravidão; abolição e cultura afro-brasileira.

 

Claudio Omar Iahnke Nunes - SMEC

 

Mestre Cláudio Tarouco de Azevedo - FURG

Doutorando em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, bolsista CAPES. Possui mestrado em Educação Ambiental e é graduado em Artes Visuais Licenciatura pela mesma universidade. É integrante do Grupo de Pesquisa em Fotografia e Educação - Photographein/UFPel. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, vídeo, educação ambiental, mídia e TV educativa.

 

Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado - FURG

O trabalho acadêmico deste educador gira em torno de publicações e pesquisas no campo da chamada História Ambiental, com enfoque nas origens do pensamento ambientalista brasileiro, bem como na constituição do movimento ecológico gaúcho. Também atua na assessoria de movimentos sociais e comunidades eclesiais de base na região sul do RS.

 

Profa. Dra. Eliane Peres - UFPel

Professora Associada do Departamento de Ensino da FaE/UFPel, onde trabalha desde 1991, e no Programa de Pós-graduação em Educação desde 2001. Líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, FaE-UFPel), cadastrado no CNPq desde junho de 2006. Licenciada em Pedagogia (1989), pela Universidade de Londrina (UEL/PR). Mestre em Educação (1993), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação (2000), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento e História da Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Alfabetização, História da cultura escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores.

 

Profa. Evanoli Resende Corrêa - Escola de Belas Artes Heitor de Lemos

Curso de Pintura pela Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Participa do Ateliê Livre da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, exercitando a pintura a óleo, aquarela, acrílica e utilização de materiais diversificados na exposição de trabalhos. Frequenta o Curso de Artes Plásticas - Escola de Belas Artes Heitor de Lemos.

 

Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque - UPF

É licenciada em Letras Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (1991), Mestre em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutor em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente, é professor Adjunto III da Universidade de Passo Fundo, onde é professora no Curso de Letras e no Mestrado em Letras. É pesquisadora no Acervo Literário Josué Guimarães (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos na linha de pesquisa de Leitura e Formação de Leitor, focalizando seus trabalhos na questão da leitura relacionada às múltiplas linguagens, nas metodologias de ensino da literatura e à literatura infantil e juvenil e participa da Comissão Organizadora das Jornadas de Literatura de Passo Fundo.

 

Profa. Dra. Gionara Tauchen - FURG

Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela UFSM e doutorado em Educação pela PUC/RS. Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Integra o Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências e é membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Cultura e Educação. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Superior, ensino de ciências, culturas e infâncias e formação docente.

 

Profa. Mestre Lisiane Sias Manke - UFPel

Possui curso de Licenciatura Plena em História e Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal de Pelotas, é Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é doutoranda em Educação do PPGE/FAE/UFPel e integrante do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura e Escrita). Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça. No momento, pesquisa História Cultural com ênfase na História da Leitura e de Leitores Rurais.

 

Prof. Luís Henrique Abreu Drevnovicz - SMEC

Natural de Rio Grande, realizou sua formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande, em Letras Português/Inglês e cursou as disciplinas do Mestrado em História da Literatura. Foi professor de Literatura de diversos cursos pré-vestibular, em Rio Grande e Pelotas, e instrutor formador da Universidade Corporativa do Banco do Brasil. Exerce a atividade cultural desde a década de oitenta, quando, ao lado de sua atuação como diretor teatral, foi produtor cultural e sócio proprietário da Novo Tempo Produções e Eventos, responsável pela produção e turnês estaduais de diversos espetáculos teatrais e musicais. É produtor cadastrado do sistema LIC, foi diretor cultural da Festa do Mar e presidente do Conselho Municipal de Cultura. Exerceu de 2009 a 2010 o cargo de diretor da Unidade de Cultura e é o atual Supervisor da Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

 

Profa. Dra. Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin - UNESP

Livre-docente em Análise do Discurso pela UNESP-Araraquara (2008); Doutor em Lingüística e Língua Portuguesa (UNESP, Ar, 1988), Mestre em Teoria e História Literária (UNICAMP, 1983). Docente do Departamento de Linguística, da UNESP-Araraquara. Coordenadora acadêmica do DINTER UNESP/UFMA e Coordenadora do PROCAD UNESP/UFAC, ambos financiados pela CAPES. Orientadora de doutorado, mestrado e iniciação científica e supervisora de pós-doutorado na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Bolsista de PQ-CNPQ, com projeto na área de Análise do Discurso. Entre as publicações destacam-se os livros "Foucault e Pêcheux na análise do discurso - diálogos e duelos" e "Discurso e mídia - a cultura do espetáculo".

 

Profa. Dra. Maria Helena Rodrigues Paes - UNEMAT (Campus Universitário de Tangará da Serra)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL –, Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora adjunto da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, lotada no Departamento de Letras no Campus de Tangará da Serra. Trilhando os caminhos teóricos dos Estudos Culturais em Educação, sob orientação da Profª Drª Rosa Maria Hessel Silveira, no ano de 2008 defendeu a Tese de Doutorado intitulada REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS “ENSINANDO” SOBRE O ÍNDIO BRASILEIRO: Selvagem e herói nas tramas de Império. Interessada nos estudos sobre Cultura, Identidade, Hibridismo, Diversidade Cultural, em especial sobre a questão da educação para índios, recentemente tem se dedicado aos estudos que aproximam este tema ao das narrativas cinematográficas enquanto ferramenta pedagógica e instrumento de subjetivação. Atualmente é pesquisadora associada do NECCSO – Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade, da UFRGS; membro do NEED – Núcleo de Atividades, Estudos e Pesquisas sobre Educação, Ambiente e Diversidade, na UNEMAT em Tangará da Serra, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporânea, na UNEMAT, Campus de Cáceres. Em atividades de gestão, exerceu diversos cargos, entre os quais o de Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Presidente do II Congresso Universitário da Unemat e Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Universitário de Tangará da Serra.

 

Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern - PUC/RS

 

Profa. Dra. Mitizi de Miranda Gomes - UFPel

Mitizi Gomes é professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Licenciou-se em Letras, Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pelotas. Tem especialização em Literatura Brasileira Contemporânea (UFPel), Mestrado em Teoria Literária (PUCRS) e Doutorado em Literatura Comparada (UFRGS), com estágio de Doutorado Sanduíche na Universitat de Barcelona (Barcelona-Espanha). Lecionou como professora substituta na UFPel (2002-2004) e na FURG (2007-2009), atuando, principalmente, nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Supervisão de Estágio. Sua tese de doutorado enfoca os Estudos de Tradução, mais especificamente, as questões de tradução intercultural, tema sobre o qual tem artigos publicados em revistas do Brasil, da Espanha, e da Argentina. Atualmente, dedica-se aos temas de Literatura Infanto-Juvenil, com ênfase nos Estudos de Tradução, bem como à Educação a Distância.

 

Profa. Mestre Renata Braz Gonçalves - FURG

Professora Assistente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bacharel em Biblioteconomia (FURG) Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel. Atua nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia, e nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu “Linguagem, cultura e educação: uma interface teórico-prática na escola” e “Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura”. No momento, pesquisa História Cultural com ênfase na História do Livro, da Leitura e de Leitores.

 

Profa. Mestre Roselusia Teresa Pereira de Morais - UFPel

Possui graduação em Pedagogia (2006), pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (2010), pela Universidade Federal de Pelotas - RS (UFPel). Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas - RS(UFPel). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Literatura; Profissão Docente; Formação de Professores; Memórias e Biografias. Integrante da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. Integrante do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, FaE-UFPel).

 

Profa. Dra. Sílvia Porto Meirelles Leite - UFPel

Professora Adjunta do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Coordenadora da Especialização em Mídias na Educação da mesma universidade. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS), Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS) e Graduada em Comunicação Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (ECOS/UCPEL). Já atuou como avaliadora na Pré-Qualificação de Tecnologias Educacionais para o MEC, também trabalhou na elaboração e na implementação de projetos interdisciplinares e interinstitucionais na UFRGS, principalmente na área de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Realiza pesquisas e tem artigos publicados nos seguintes temas: tecnologias na educação, ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade e educação a distância.

 

Profa. Dra. Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi - FURG

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande / Instituto de Letras e Artes / Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado. Doutora em História, teoria e crítica da arte / Arte Contemporáneo e Investigación. Universidade de Castilla La Mancha, UCLM /Espanha. Mestre em Artes Visuais / Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS. Especialização em Arte Educação - Habilitação em Artes Plásticas. Universidade Federal de Pelotas / UFPEL. Graduada em Educação Artística Licenciatura Curta - Artes Plásticas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG. Graduada em Educação Artística Licenciatura Plena. Universidade Federal do Rio Grande / FURG. Atua na Graduação e Pós-Graduação do Curso de Artes Visuais / ILA / FURG, em Fotografia, História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea e Metodologia da Pesquisa. Coordena Projetos de pesquisa de iniciação científica /CNPQ e de Qualificação de Auxilio a Docência /CAPES.

 

Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores - UFRGS

Possui Graduação em Letras, Mestrado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Pós-doutorado, com bolsa do CNPQ, em Sciences du Langage sob a direção de Dominique Ducard (Université de Paris XII-Val-de-Marne) e Pós-doutorado, com bolsa da CAPES, sob a direção de Claudine Normand (Université de Paris X - Nanterre). Desenvolveu estudos sobre a Teoria das Operações Enunciativas na École Normale Supérieure no seminário de Antoine Culioli. Estudou junto ao Groupe de Recherche en Histoire de la Linguistique (GRHIL) sob a direção de Claudine Normand e esteve no Seminário de Irène FENOGLIO (Directrice de recherche au CNRS) Responsable de l équipe "Génétique du texte et théories linguistiques" para o estudo dos Manuscritos de Émile Benveniste. Atualmente é professor Associado de Língua Portuguesa do curso de Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: distúrbios de linguagem e descrição do português. Coordenou a elaboração do Dicionário de Lingüística da Enunciação. Coordenou o grupo de professores que elaborou a proposta de criação do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS. É bolsista PQ-CNPq.

 

Profa. Mestre Vania Grim Thies - UFPel

Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (CEAD/UFPel). Mestre e doutoranda em Educação (PPGE/ Fae/UFPel). Especialista em Alfabetização e Letramento (UFPel/2005). Licenciada em Pedagogia (UFPel/2004). Atualmente faz parte do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura e Escrita). Trabalhou durante 9 anos em escolas da zona rural como professora de séries iniciais do ensino fundamental. Pesquisa as seguintes temáticas: cultura escrita, escrita, diários, zona rural, letramentos não escolares.

 

Profa. Dra. Vivian da Silva Paulitsch - FURG

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Instituto de Letras e Artes no Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado e Coordenadora do Pibid - Artes Visuais na mesma Instituição. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas. DRA- Diplôme des Recherches Apliquées pela École du Louvre (Paris). Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Após ingressar no Doutorado, foi bolsista por um ano pelo programa Amérique Latine do Paul Getty Institut em Paris no Instituto Nacional de História da Arte (INHA-Paris), a fim de aprofundar as pesquisas do doutorado. Durante o período de bolsista no Instituto Nacional de História da Arte em Paris, estava ligada à linha de pesquisa História do Gosto colaborando em um trabalho sobre colecionadores presentes na Gazette de Beaux Arts (1850-1900) e participando das Journées du Patrimoine.

 

Profa. Mestre Zélia de Fátima Seibt do Couto - FURG

Arte-educadora, com Mestrado na área da Saúde, na Linha de Pesquisa ‘Ética, Educação e Saúde’, pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG, especialista em ‘Aplicações para a WEB’, da Universidade Aberta do Brasil-UAB/FURG, no Pólo de São José do Norte, com aperfeiçoamento para ‘Produção de Material Didático’ a Distância pela Universidade de Brasília. Atuou como Tutora no Ciclo Básico do Programa ‘Mídias na Educação’ e na disciplina ‘Alfabetização Digital’ da graduação em Pedagogia/UAB/FURG. Integra a Equipe Multiprofissional da Secretaria de Educação a Distância (SEaD/FURG) desde fevereiro de 2008, na Equipe de Design (Didático e Instrucional). Coordenadora da Equipe. Possui experiência profissional na área de Design/Web Design, Comunicação Visual/Diagramação, Identidade Visual, Mídia/Multimídia na produção de material didático digital. Desenvolve atividades docentes desde 2001, atuando na Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem/ESPENSUL e na Especialização em Saúde da Família, na FURG, onde desenvolve projetos de arte-educação, explorando os temas: ARTE, TRABALHO, EDUCAÇÃO e SAÚDE, através de oficinas, experiências estéticas diversificadas (vivências), experimentos em Arte, propondo analogias entre Processo de Trabalho e Processo de Criação. Atualmente atua como técnico em assuntos educacionais vinculada à Secretaria de Educação a Distância – SeaD/FURG.

 
 
 
II SENALCE - Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação / ILA / Universidade Federal do Rio Grande - FURG   
Copyright © - Todos os direitos reservados - All rights reserved