Programação
06 DE OUTUBRO - Quarta-feira
15h - Inscrições e Credenciamento
16h - Sessão de Pôsteres
- A ATIVIDADE DE PESQUISA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA. (CIDEC-SUL) - A LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO EJA: A PRESSA X A APRENDIZAGEM (CIDEC-SUL) - A LITERATURA: ESTIMULANDO NOVAS LINGUAGENS (CIDEC-SUL) - A MEMÓRIA COLETIVA NA WEB: UMA BREVE PROBLEMATIZAÇÃO (CIDEC-SUL) - ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A INTERVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA VIDA ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (CIDEC-SUL) - APRENDIZAGENS DE UM GRUPO DE PESQUISA/FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PELA NARRAÇÃO DE UNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ENFOQUE CTS (CIDEC-SUL) - AS IMPLICAÇÕES DO USO DA INTERNET NO CAMPO EDUCATIVO: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES. (CIDEC-SUL) - CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO (CIDEC-SUL) - DISCENTES COMO DOCENTES: DIFICULDADES NA PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR (CIDEC-SUL) - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (CIDEC-SUL) - EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UMA OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (CIDEC-SUL) - EJA: UMA VISÃO PSI A RESPEITO DO SOFRIMENTO DOCENTE (CIDEC-SUL) - ESTÁGIO: CULTURA, LINGUAGEM E CONTEXTOS CULTURAIS (CIDEC-SUL) - EXPERIÊNCIAS DO GRUPO PIBID INGLÊS/FURG: ESCOLA PÚBLICA E FORMAÇÃO DOCENTE (CIDEC-SUL) - IDENTIDADE CULTURAL NA PUBLICIDADE – ANÁLISE DE PEÇA PUBLICITÁRIA: JEANS JEANERATION (CIDEC-SUL) - IMAGENS E COMUNIDADE: RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCATIVAS. (CIDEC-SUL) - MULTIPLAS E DIFERENTES LINGUAGENS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL (CIDEC-SUL) - NARRATIVAS INFANTIS SOBRE A TV: PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO INFÂNCIA E TELEVISÃO (CIDEC-SUL) - NICHO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM OS PINGOS NOS “IS” (CIDEC-SUL) - O GÊNERO RESUMO E A AUTORIA: UM TRABALHO DE DOMESTICAÇÃO DOS SENTIDOS (CIDEC-SUL) - O PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS PERSPECTIVAS DE TRABALHO NA ESCOLA MUNCIPAL ZENIR DE SOUZA BRAGA (CIDEC-SUL) - O TEXTO COMO FERRAMENTA DE ESTUDO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA (CIDEC-SUL) - PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: TRABALHANDO PRODUÇÃO TEXTUAL NO COLÉGIO ESTADUAL LEMOS JÚNIOR. (CIDEC-SUL) - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PORTUGUÊS (PIBID): A LÍNGUA PORTUGUESA EM FOCO (CIDEC-SUL) - REGISTRO AUDIOVISUAL DE OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CIDEC-SUL)
19h - Abertura do Evento
19h30min - Palestra:
Profa. Dra. Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin (UNESP)
Da Tela à Teia dos Sentidos: cibercultura, gêneros digitais e educação
07 DE OUTUBRO - Quinta-feira
08h30min - Atividade cultural
Mestre Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGEA-FURG)
Produção de Vídeos Ambientais através de Microintervenções Ecosóficas
10h - Minicursos - Parte 1:
Profa. Dra. Ana Paula de Araújo Cunha (IFSul)
A Tecnologia Educacional como Promotora do Diálogo entre Saberes
Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado (FURG)
Educação Ambiental: uma ferramenta de mudanças
Profa. Dra. Eliane Peres (UFPel), Profa. Mestre Lisiane Sias Manke (UFPel), Profa. Mestre Renata Braz Gonçalves (FURG), Profa. Mestre Roselusia Teresa Pereira de Morais (UFPel) e Profa. Mestre Vania Grim Thies (UFPel)
Pesquisas em Educação, Leitura e Escrita
Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque (UPF)
As Novas Tecnologias e suas Implicações na Prática Pedagógica do Ensino da Língua e da Literatura
Profa. Dra. Gionara Tauchen (FURG)
Culturas, Representações e Mediações na Construção das Infâncias
Profa. Msc. Zélia de Fátima Seibt do Couto (FURG)
Design Didático e Instrucional: arte, tecnologia e mediação em EaD
14h - Comunicações
- A CULTURA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (SALA ILHAS) - A COBRA FUMOU... DE NOVO! UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIA ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE HISTÓRIAS DE VIDA. (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A DIMENSÃO COMUNICATIVA NA CARTOGRAFIA DAS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A HORA DO CONTO COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SÉRIES INICIAIS (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - A IDENTIDADE DOCENTE E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA INFÂNCIA: RESGATANDO O HISTÓRICO SOBRE A QUESTÃO DOS GÊNEROS (SALA ILHAS) - A IMPORTÂNCIA DA SIGNIFICAÇÃO PARA LEITORES DE EJA EM EDUCAÇÃO POPULAR (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A INTERNET DO ESTUDANTE E A INTERNET DO PROFESSOR: ONDE ESSES CAMINHOS SE CRUZAM? (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - A LEITURA COMO EIXO ESTRUTURANTE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EMIP. (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A MUDANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A POLIFONIA NA REPORTAGEM: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - A POTENCIALIDADE DOS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA NA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR DE QUÍMICA (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - A PRODUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS NO CONTEXTO ESCOLAR (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - ALFABETIZANDO E MUSICALIZANDO: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA. (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - ANÁLISE DO DISCURSO MISSIONEIRO NA VISÃO DA LITERATURA E DA HISTÓRIA, COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ATRAVÉS DA OBRA A CIDADE DOS PADRES (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - AS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NAS RODAS DE FORMAÇÃO (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO FAZER PEDAGÓGICO DO PRIMEIRO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - AS RELAÇÕES ENTRE JORNAL E MÍDIA NA SALA DE AULA (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - AS RELAÇÕES FAMILIARES CONSTITUIDAS A PARTIR DO AMBIENTE DIGITAL (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO TEXTUAL NUMA ESCOLA RIO-GRANDINA (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES SOCIAIS: DESVENDANDO A CRIANÇA E SEUS MODOS DE SER NA CULTURA (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - CASAMENTO OU NAMORAMENTO? O SUJEITO E AS UNIÕES NA CONTEMPORANEIDADE (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - COMPREENDENDO OUTRAS POSSÍVEIS PRODUÇÕES DAS INFÂNCIAS E DAS DOCÊNCIAS: CYBER-INFANTES E COMPORTAMENTO MULTITASKING (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - CONFLITOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA DIANTE DOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - CONSTRUINDO APRENDIZAGENS (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - CONVERSAS CIFRADAS EM UM SALÃO DE BELEZA (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS ANTIGAS: UMA POSSIBILIDADE EXPRESSIVA (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - CURRÍCULO: UM REPENSAR SEMPRE NECESSÁRIO (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - DESENHAR É PRECISO: A LINGUAGEM DO DESENHO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - DIFICULDADES DE ESCRITA: DISCURSOS EM MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA (1930-60) (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL) - DISCURSO E IDEOLOGIA: A FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO NO ENSINO À DISTÂNCIA (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - ENTRE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS: O TRATAMENTO TÉCNICO DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS ATRAVÉS DE SOFTWARES PARA INFORMATIZAÇÃO (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - ESTRANGEIRISMOS: FLUTUAÇÃO VOCABULAR (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO FORMADORA DO SENTIDO ESTÉTICO (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS: APERFEIÇOAMENTO EM EJA NA MODALIDADE EAD (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - GEOMETRIA E SUBJETIVIDADE: ENTRE O GERMINAR E O APODRECER (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - HORTA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO DE ENSINO (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - INFÂNCIAS MIDIÁTICAS: FORMAS DE ACESSO, USOS E APROPRIAÇÕES DAS MÍDIAS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - JORNAL: FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – PIBID/2010 (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - MARGE, JANE, VILMA E VELMA: IDENTIDADES FEMININAS REPRESENTADAS NA PUBLICIDADE (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - MÍDIA NO MURO: EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA ATRAVÉS DO GRAFITI. (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - O USO DA METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE LE (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - O USO DE REDES VIRTUAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - PERSPECTIVAS DOCENTES MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - POSSIBILIDADES FORMATIVAS DA ESCRITA NARRATIVA (AUDITÓRIO 3- CIDEC-SUL)
16h30min - Intervalo
17h15min - Mesa-redonda: Patrimônio Cultural
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS)
História da Arte, Memória e Tempo
Prof. Luís Henrique Abreu Drevnovicz (SMEC/Rio Grande-RS)
Cultura e Educação: uma tênue fronteira
Profa. Dra. Vivian da Silva Paulitsch (FURG)
História da Arte e Bens Culturais: Vila Operária da Rheingantz (atual C.U.F. Companhia União Fabril) em Rio Grande-RS e Tecelãs (Roma,1906) de Pedro Weingärtner (1853-1929)
Mediadora: Profa. Dra. Carmem Gessilda Burgert Schiavon (FURG)
08 DE OUTUBRO - Sexta-feira
08h30min - Minicursos - Parte 2 (continuação do dia 7 de outubro)
10h45min - Palestra:
Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS/CNPq)
A Análise Enunciativa do Texto: a Leitura como Mediação
14h - Comunicações
- DOS PCN ÀS OFICINAS: GÊNEROS TEXTUAIS, UMA PROPOSTA DE ENSINO NA ESCOLA – PIBID/2010 (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - ENSINO DA CALIGRAFIA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS DOS DISCURSOS EM MANUAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (1930-1960) (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - GÊNEROS TEXTUAIS: UM CAMINHO A PERCORRER (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - IDENTIDADE SURDA E TRÊS ECOLOGIAS: APROXIMAÇÕES SUBJETIVAS, LINGÜÍSTICAS E CULTURAIS (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - INSERÇÃO DE ACADÊMICOS DE LETRAS NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA – PIBID/2010 (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - INTERAÇÃO, INTERACIONISMOS: SITUANDO O INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - LINGUAGEM E PODER – REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS AUTOGESTIONÁRIAS (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - LUGAR(ES) DE PASSAGEM: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - NARRANDO HISTÓRIAS: A VIDA DA EJA EM CONVERSAS DE SALA DE AULA (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - NARRATIVAS DE LEITURAS, MEMÓRIAS DE LEITORES: JOVENS LEITORES D'O SENHOR DOS ANÉIS (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - NUME: NOVAS DIRETRIZES, NOVOS RUMOS MUSEOLÓGICOS (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DO APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - O ENCONTRO CONSIGO: O USO DE CADERNOS DE NARRATIVAS, UMA NOVA FORMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E/OU GRAMÁTICA? (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - O JOGO NA PRÉ-ESCOLA: TRILHANDO UMA PRÁTICA AMBIENTAL (SALA LAGOAS-CIDEC-SUL) - O QUE A UNIVERSIDADE ENUNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLA CIDADE DO RIO GRANDE NO JORNAL DA FURG (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - O TERCEIRO ESPAÇO ENQUANTO LOCUS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS - UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO ENTRE O SELF E O OUTRO EM PRÁTICAS DE TRANSLETRAMENTOS (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - OLHARES EMERGENTES SOBRE O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE UNIVERSITÁRIA (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - OS BEBÊS ENTRE ELES: SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - PAIETS: OS CURSOS POPULARES NO CONTEXTO DA FURG (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - PASTA ROSA: A BIBLIOTHECA RIO-GRANDENSE NAS PÁGINAS DA IMPRENSA GAÚCHA (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE CONCEITOS, PRÁTICAS E CONTEMPORANEIDADE. (SALA ILHAS-CIDEC-SUL) - PERCEPÇÕES DE INFÂNCIAS SOB A VISÃO DE CRIANÇAS ABRIGADAS DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - PIBID ESPANHOL: INTERAÇÃO CULTURAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - PROFESSORES E O CINEMA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA PRODUÇÃO DA CIDADANIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - QUEDA DE PLURAL, DE NASALIDADE E MONOTONGAÇÃO NA MORFOLOGIA NOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - RELAÇÕES E VIVÊNCIAS: RELATOS DE PERTENCIMENTO (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - SAUSSURE E BENVENISTE E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O OBJETO DE ESTUDO DA LINGUÍSTICA (SALA ESTUÁRIOS-CIDEC-SUL) - SOB O SIGNO DA MIMESE: O TEATRO ITINERANTE NO RIO GRANDE DO SUL (1962-2012) (AUDITÓRIO 2 - CIDEC SUL) - UM ESTUDO SOBRE METÁFORAS ATRIBUÍDAS À MULHER NA CULTURA BRASILEIRA (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COMUNICATIVA E CULTURAL (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL) - “COMO SER MULHER” NO ALVORECER DO SÉCULO XX EM PELOTAS: A VEICULAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NO PERIÓDICO DIARIO POPULAR (1909-1920) (AUDITÓRIO 2-CIDEC-SUL)
16h30min - Intervalo
17h15min - Mesa-redonda: Mediações de Ensino
Profa. Dra. Maria Helena Rodrigues Paes (UNEMAT/Tangará da Serra)
As Narrativas Fílmicas como Ferramentas de "Ensino" sobre Questões Indígenas
Profa. Dra. Sílvia Porto Meirelles Leite (UFPel)
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Formal: possibilidades e desafios
Profa. Dra. Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi (FURG)
Educação e Trabalho Docente no Contexto das Mediações Tecnológicas Contemporâneas
Mediadora: Profa. Dra. Mitizi de Miranda Gomes (UFPel)
19h - Encerramento
Minicursos
- AUDITÓRIO 1
A Tecnologia Educacional como Promotora do Diálogo entre Saberes (4h) - 100 vagas
Profa. Dra. Ana Paula de Araújo Cunha / IFSul
A partir da revisitação da literatura acerca do que tem sido denominado como Tecnologia Educacional, identificam-se, pelo menos, duas vertentes fundamentais. Primeiramente, as concepções próprias das décadas de 50 e 60, em relação às quais cabia à Tecnologia Educacional o estudo dos meios como geradores de aprendizagem. Em segundo lugar, fundamentalmente a partir da década de 70, aquelas concepções que definem a Tecnologia Educacional por seu estudo do ensino como processo tecnológico (de Pablos Pons, 1994). Na contemporaneidade, veiculam-se definições do campo em que se apresentam subjacentes essas e outras concepções da Tecnologia, algumas das quais serão discutidas neste minicurso, além de algumas falácias existentes em seu entorno. Entre tais falácias merecedoras de reflexão, encontra-se a equivocada idéia de que somente por incorporar novos meios, produções, ferramentas e instrumentos nas escolas criamos inovações pedagógicas. Na realidade, o ensino organizado de forma descontextualizada não atende às demandas do novo paradigma educacional emergente, o qual deve orientar a articulação entre tecnologia e conhecimento. Neste minicurso, pois, apresentaremos exemplos de projetos que refletem tentativas de desenvolver uma prática pedagógica integradora, contemplando o diálogo entre conteúdos das diversas áreas do saber e diferentes tecnologias. Discutiremos, outrossim, sobre o uso de mapas conceituais como mediações tecnológicas aplicadas à educação.
- AUDITÓRIO 2
As Novas Tecnologias e suas Implicações na Prática Pedagógica do Ensino da Língua e da Literatura (4h) - 100 vagas
Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque / UPF
O minicurso pretende abordar as transformações do leitor e do processamento da leitura provocadas pela revolução tecnológica, analisando os graus de interatividade propiciados por diferentes suportes, dentre os quais o livro e o meio eletrônico, e propor práticas de leitura no ciberespaço a fim de efetuar uma reflexão inicial sobre a complexidade das novas tecnologias, adequada à necessidade de transformação nas práticas pedagógicas que envolvem um novo tipo de sujeito, nativo na era da cibercultura e inserido em uma realidade multimidial. Ele tem como objetivos refletir sobre a relação mídia, escola e sociedade, focalizando a importância do uso da tecnologia na educação; identificar as possibilidades de utilização das diferentes ferramentas tecnológicas na sala de aula de língua e literatura; focalizar a internet como espaço privilegiado de leitura e escrita, a partir da identificação de novos comportamentos e valores na identidade do sujeito leitor-autor-navegador.
- SALA LAGOAS
Culturas, Representações e Mediações na Construção das Infâncias (4h) - 80 vagas
Profa. Dra. Gionara Tauchen / FURG
O minicurso tem como tema central a construção social das infâncias, a partir das relações de mútua influência entre os sujeitos e as culturas. Aborda, de modo especial, as representações e mediações simbólicas promovidas nos contextos educativos escolares e os artefatos culturais que conferem modos de compreensão simbólica sobre o mundo. O minicurso será desenvolvido por meio de Três Momentos Pedagógicos: a problematização inicial, promovendo a discussão e análise de imagens e vídeos sobre as infâncias; a organização do conhecimento, visando à ampliação das compreensões sobre as infâncias, culturas, a mediação simbólica e os artefatos culturais; e a aplicação do conhecimento, analisando as implicações das mediações pedagógicas na construção das infâncias.
- AUDITÓRIO 3
Design Didático e Instrucional: arte, tecnologia e mediação em EaD (4h) - 100 vagas
Profa. Mestre Zélia de Fátima Seibt do Couto / FURG
O minicurso versará em linhas gerais sobre o universo da Educação a Distância online, seus atores, instrumentos e processos, mais especificamente, sobre a figura do Designer instrucional enquanto mediador de processos de criação: de ambientes virtuais de aprendizagem, de objetos virtuais de aprendizagem, de cursos online, disciplinas nos AVA, bem como seu papel fundamental nas decisões pedagógicas, técnicas, funcionais e estéticas que definirão o padrão de qualidade do produto final e dos materiais nele contidos (mídias interativas).
- SALA ILHAS
Educação Ambiental: uma ferramenta de mudanças (4h) - 65 vagas
Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado / FURG
O minicurso "Educação Ambiental: uma ferramenta de mudanças" tem como intenção apresentar um panorama acerca da EA, seu surgimento histórico, possíveis metodologias e campos de atuação. Apresenta ainda ações educativo-ambientais estudadas pela história ambiental, com enfoque no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, através das ações de movimentos ambientalistas gaúchos.
- SALA ESTUÁRIOS
Pesquisas em Educação, Leitura e Escrita (4h) - 80 vagas
Profa. Dra. Eliane Peres / UFPel Profa. Mestre Renata Braz Gonçalves / FURG Profa. Mestre Lisiane Sias Manke / UFPel Profa. Mestre Vania Grim Thies / UFPel Profa. Mestre Roselusia Teresa Pereira de Morais / UFPel
Neste minicurso, serão apresentados alguns dos estudos realizados no grupo de pesquisa HISALES - História da Alfabetização, Leitura e Escrita (FaE/UFPel). O grupo tem investido, desde 2006, em dois eixos de pesquisa: 1) Ensino e práticas escolares de leitura e de escrita, tanto na perspectiva dos estudos históricos, quanto de estudos que abordam aspectos da atualidade (alfabetização e letramentos na escola); 2) Práticas não-escolares de leitura e escrita. Apresentamos algumas dessas pesquisas, destacando os pressupostos teórico-metodológicos das investigações, bem como a relação entre educação e a pesquisa no campo da leitura e da escrita.
|