II SENALCE | Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação
 
Instituto de Letras e Artes - FURG
 
 

Programação

06 DE OUTUBRO - Quarta-feira

15h - Inscrições e Credenciamento

16h - Sessão de Pôsteres

19h - Abertura do Evento

19h30min - Palestra:
Profa. Dra. Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin (UNESP)
Da Tela à Teia dos Sentidos: cibercultura, gêneros digitais e educação

07 DE OUTUBRO - Quinta-feira

08h30min - Atividade cultural
Mestre Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGEA-FURG)
Produção de Vídeos Ambientais através de Microintervenções Ecosóficas

10h - Minicursos - Parte 1:
Profa. Dra. Ana Paula de Araújo Cunha (IFSul)
A Tecnologia Educacional como Promotora do Diálogo entre Saberes

Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado (FURG)
Educação Ambiental: uma ferramenta de mudanças

Profa. Dra. Eliane Peres (UFPel), Profa. Mestre Lisiane Sias Manke (UFPel), Profa. Mestre Renata Braz Gonçalves (FURG), Profa. Mestre Roselusia Teresa Pereira de Morais (UFPel) e Profa. Mestre Vania Grim Thies (UFPel)
Pesquisas em Educação, Leitura e Escrita

Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque (UPF)
As Novas Tecnologias e suas Implicações na Prática Pedagógica do Ensino da Língua e da Literatura

Profa. Dra. Gionara Tauchen (FURG)
Culturas, Representações e Mediações na Construção das Infâncias

Profa. Msc. Zélia de Fátima Seibt do Couto (FURG)
Design Didático e Instrucional: arte, tecnologia e mediação em EaD

14h - Comunicações

16h30min - Intervalo

17h15min - Mesa-redonda: Patrimônio Cultural
Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS)
História da Arte, Memória e Tempo

Prof. Luís Henrique Abreu Drevnovicz (SMEC/Rio Grande-RS)
Cultura e Educação: uma tênue fronteira

Profa. Dra. Vivian da Silva Paulitsch (FURG)
História da Arte e Bens Culturais: Vila Operária da Rheingantz (atual C.U.F. Companhia União Fabril) em Rio Grande-RS e Tecelãs (Roma,1906) de Pedro Weingärtner (1853-1929)

Mediadora: Profa. Dra. Carmem Gessilda Burgert Schiavon (FURG)

08 DE OUTUBRO - Sexta-feira

08h30min - Minicursos - Parte 2 (continuação do dia 7 de outubro)

10h45min - Palestra:
Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS/CNPq)
A Análise Enunciativa do Texto: a Leitura como Mediação

14h - Comunicações

16h30min - Intervalo

17h15min - Mesa-redonda: Mediações de Ensino
Profa. Dra. Maria Helena Rodrigues Paes (UNEMAT/Tangará da Serra)
As Narrativas Fílmicas como Ferramentas de "Ensino" sobre Questões Indígenas

Profa. Dra. Sílvia Porto Meirelles Leite (UFPel)
Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Formal: possibilidades e desafios

Profa. Dra. Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi (FURG)
Educação e Trabalho Docente no Contexto das Mediações Tecnológicas Contemporâneas

Mediadora: Profa. Dra. Mitizi de Miranda Gomes (UFPel)

19h - Encerramento


Minicursos

- AUDITÓRIO 1

A Tecnologia Educacional como Promotora do Diálogo entre Saberes (4h) - 100 vagas

Profa. Dra. Ana Paula de Araújo Cunha / IFSul

A partir da revisitação da literatura acerca do que tem sido denominado como Tecnologia Educacional, identificam-se, pelo menos, duas vertentes fundamentais. Primeiramente, as concepções próprias das décadas de 50 e 60, em relação às quais cabia à Tecnologia Educacional o estudo dos meios como geradores de aprendizagem. Em segundo lugar, fundamentalmente a partir da década de 70, aquelas concepções que definem a Tecnologia Educacional por seu estudo do ensino como processo tecnológico (de Pablos Pons, 1994). Na contemporaneidade, veiculam-se definições do campo em que se apresentam subjacentes essas e outras concepções da Tecnologia, algumas das quais serão discutidas neste minicurso, além de algumas falácias existentes em seu entorno. Entre tais falácias merecedoras de reflexão, encontra-se a equivocada idéia de que somente por incorporar novos meios, produções, ferramentas e instrumentos nas escolas criamos inovações pedagógicas. Na realidade, o ensino organizado de forma descontextualizada não atende às demandas do novo paradigma educacional emergente, o qual deve orientar a articulação entre tecnologia e conhecimento. Neste minicurso, pois, apresentaremos exemplos de projetos que refletem tentativas de desenvolver uma prática pedagógica integradora, contemplando o diálogo entre conteúdos das diversas áreas do saber e diferentes tecnologias. Discutiremos, outrossim, sobre o uso de mapas conceituais como mediações tecnológicas aplicadas à educação.

- AUDITÓRIO 2

As Novas Tecnologias e suas Implicações na Prática Pedagógica do Ensino da Língua e da Literatura (4h) - 100 vagas

Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque / UPF

O minicurso pretende abordar as transformações do leitor e do processamento da leitura provocadas pela revolução tecnológica, analisando os graus de interatividade propiciados por diferentes suportes, dentre os quais o livro e o meio eletrônico, e propor práticas de leitura no ciberespaço a fim de efetuar uma reflexão inicial sobre a complexidade das novas tecnologias, adequada à necessidade de transformação nas práticas pedagógicas que envolvem um novo tipo de sujeito, nativo na era da cibercultura e inserido em uma realidade multimidial. Ele tem como objetivos refletir sobre a relação mídia, escola e sociedade, focalizando a importância do uso da tecnologia na educação; identificar as possibilidades de utilização das diferentes ferramentas tecnológicas na sala de aula de língua e literatura; focalizar a internet como espaço privilegiado de leitura e escrita, a partir da identificação de novos comportamentos e valores na identidade do sujeito leitor-autor-navegador.

- SALA LAGOAS

Culturas, Representações e Mediações na Construção das Infâncias (4h) - 80 vagas

Profa. Dra. Gionara Tauchen / FURG

O minicurso tem como tema central a construção social das infâncias, a partir das relações de mútua influência entre os sujeitos e as culturas. Aborda, de modo especial, as representações e mediações simbólicas promovidas nos contextos educativos escolares e os artefatos culturais que conferem modos de compreensão simbólica sobre o mundo. O minicurso será desenvolvido por meio de Três Momentos Pedagógicos: a problematização inicial, promovendo a discussão e análise de imagens e vídeos sobre as infâncias; a organização do conhecimento, visando à ampliação das compreensões sobre as infâncias, culturas, a mediação simbólica e os artefatos culturais; e a aplicação do conhecimento, analisando as implicações das mediações pedagógicas na construção das infâncias.

- AUDITÓRIO 3

Design Didático e Instrucional: arte, tecnologia e mediação em EaD (4h) - 100 vagas

Profa. Mestre Zélia de Fátima Seibt do Couto / FURG

O minicurso versará em linhas gerais sobre o universo da Educação a Distância online, seus atores, instrumentos e processos, mais especificamente, sobre a figura do Designer instrucional enquanto mediador de processos de criação: de ambientes virtuais de aprendizagem, de objetos virtuais de aprendizagem, de cursos online, disciplinas nos AVA, bem como seu papel fundamental nas decisões pedagógicas, técnicas, funcionais e estéticas que definirão o padrão de qualidade do produto final e dos materiais nele contidos (mídias interativas).

- SALA ILHAS

Educação Ambiental: uma ferramenta de mudanças (4h) - 65 vagas

Prof. Dr. Daniel Porciuncula Prado / FURG

O minicurso "Educação Ambiental: uma ferramenta de mudanças" tem como intenção apresentar um panorama acerca da EA, seu surgimento histórico, possíveis metodologias e campos de atuação. Apresenta ainda ações educativo-ambientais estudadas pela história ambiental, com enfoque no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, através das ações de movimentos ambientalistas gaúchos.

- SALA ESTUÁRIOS

Pesquisas em Educação, Leitura e Escrita (4h) - 80 vagas

Profa. Dra. Eliane Peres / UFPel
Profa. Mestre Renata Braz Gonçalves / FURG
Profa. Mestre Lisiane Sias Manke / UFPel
Profa. Mestre Vania Grim Thies / UFPel
Profa. Mestre Roselusia Teresa Pereira de Morais / UFPel

Neste minicurso, serão apresentados alguns dos estudos realizados no grupo de pesquisa HISALES - História da Alfabetização, Leitura e Escrita (FaE/UFPel). O grupo tem investido, desde 2006, em dois eixos de pesquisa: 1) Ensino e práticas escolares de leitura e de escrita, tanto na perspectiva dos estudos históricos, quanto de estudos que abordam aspectos da atualidade (alfabetização e letramentos na escola); 2) Práticas não-escolares de leitura e escrita. Apresentamos algumas dessas pesquisas, destacando os pressupostos teórico-metodológicos das investigações, bem como a relação entre educação e a pesquisa no campo da leitura e da escrita.

 
 
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